Skip to main content
.

AMBIENTE

AMBIENTE

A Terra…
um planeta frágil
A Terra é hoje um planeta bem diferente do que era há milhares de anos. O Homem tem utilizado indiscriminadamente os seus recursos e transformando o meio e a paisagem de forma irreversível.
A degradação do ambiente e a sua contaminação põe em causa o futuro do planeta e da humanidade. É urgente parar e refletir sobre este problema. Isto não implica pôr em causa todo o processo que o Homem realizou até hoje, mas sim trabalhar para que haja um desenvolvimento sustentável. A gestão sustentável do ambiente é a única forma de garantir que as gerações atuais satisfazem as suas necessidades, sem colocar em risco a satisfação das necessidades das gerações vindouras. A sensibilização dos indivíduos e de grupos para as questões do ambiente são alguns dos elementos que colocam em evidência a crescente necessidade da gestão ambiental autárquica como parte de um processo para a consecução de sociedades sustentáveis. As tarefas da responsabilidade da Câmara Municipal na sustentabilidade ambiental compreendem um conjunto de ações que se estendem da educação ambiental à inovação tecnológica, passando, por exemplo, pela recolha e tratamento de resíduos, pela instalação e manutenção de contentores, pela limpeza das ruas e sarjetas, pela criação e manutenção de espaços verdes, tarefas estas fundamentais, quando se quer gerir a qualidade sócio ambiental do Concelho. Mas os desafios vão muito para além destas ações. As metas a atingir passam também pela consciencialização dos valores e princípios do desenvolvimento sustentável, num processo participativo. É necessário haver cidadãos pró-ativos e ambientalmente responsáveis que sejam pilar da sustentabilidade. Colabore connosco.

Água

A água é um dos elementos indispensáveis à sobrevivência da espécie humana. Sem água, a vida na Terra seria impossível. O Homem, os animais e as plantas necessitam de água para o seu metabolismo.

Resíduos

Os resíduos sólidos urbanos (RSU) constituem um dos maiores problemas ambientais que enfrentamos no século XXI. O crescimento exponencial do vulgo “lixo”, bem como a diversidade do tipo de resíduos são factos que nos separam do estilo de vida do início e meados do século XX.
A vontade de ajudar a resolver localmente um problema que é de todos levou Câmara Municipal de Cinfães a agarrar o desafio de transformar o problema dos resíduos numa oportunidade, para o Concelho de Cinfães se tornar mais limpo e saudável.
Para responder a este desafio, Cinfães integrou, inicialmente, o sistema de gestão de resíduos da Associação de Municípios do Vale Douro Sul e encerrou a lixeira a céu aberto, no lugar de Ladário, dando assim um fim já há muito desejado por todos os munícipes, uma vez que permitiu acabar com um foco de poluição atmosférica, das águas e do solo.

Indiferenciados

São todos os resíduos urbanos que não foram previamente separados e que vulgarmente designamos de “lixo normal”.
Podem ser restos de comida, materiais sujos de gordura, fraldas de bébé, loiças partidas, guardanapos e lenços de papel, etc. A empresa “ECOAMBIENTE” faz a recolha do material indiferenciado.

Recicláveis

São resíduos de embalagens que foram devidamente separados por categorias e que são depositados nos ecopontos ou ecocentros. Dentro desta categoria existe o papel, o vidro, o plástico, o metal e os denominados resíduos especiais (equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas, pneus, resíduos metálicos e óleos alimentares).
A recolha seletiva é da responsabilidade da RESINORTE, SA
É muito importante que todos os residentes e trabalhadores de Cinfães ponham em prática a Política dos 3R’s, enquanto cidadãos.
Para isso, é essencial que reduzam, reutilizem e reciclem os resíduos sólidos urbanos.

O que depositar

O Ecoponto Azul é o contentor onde devem ser depositadas as embalagens usadas de papel e de cartão. Esvazie e espalme todas as embalagens, para reduzir o espaço que ocupam e facilitar a ida ao Ecoponto.
O Ecoponto Amarelo é o contentor onde devem ser colocadas as embalagens de plástico e de metal. Escorra todas as embalagens (para não causar mau cheiro) e espalme-as sempre que possível, para reduzir o espaço que ocupam e facilitar a ida ao Ecoponto.
O Ecoponto Verde é o contentor onde devem ser colocadas as embalagens de vidro. Escorra bem as embalagens, para não causar mau cheiro. Em caso de dúvida, deposite a embalagem no lixo normal.
Lembre-se de retirar as rolhas e tampas de metal das garrafas de vidro. Coloque as rolhas no contentor de indiferenciados e as tampas metálicas no Ecoponto Amarelo
Pilhas usadas e acumuladores (pilhas recarregáveis)
Deposite no Pilhão

Óleos alimentaes usados

Os óleos alimentares usados (OAU) são, na sua maioria, são colocados no contentor de resíduos indiferenciados ou lançados nos sistemas de drenagem de águas residuais. Esta ação provoca a poluição da água, do solo e a obstrução dos filtros que existem nas ETAR dificultando o seu funcionamento.
O decreto-lei nº 267/2009, de 29 de Setembro, veio estabelecer o regime jurídico da gestão de óleos alimentares usados, corresponsabilizando todos os intervenientes no ciclo de vida dos óleos alimentares.
Neste sentido a Câmara Municipal dispõe de oleões onde é possível depositar óleos alimentares usados.

Ecocentro

Poderá colocar, gratuitamente, no Ecocentro, os seguintes tipos de resíduos:
  • Os resíduos metálicos (vulgo sucatas) podem ser divididos em duas categorias, ferrosos e não ferrosos;
  • Os REEE são equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida:
    • Frigoríficos e arcas congeladoras;
    • Aparelhos de ar condicionado;
    • Fogões e fornos elétricos;
    • Micro-ondas;
    • Maquinas de lavar loiça ou roupa;
    • Televisões;
    • Computadores e monitores;
    • Impressoras;
    • Lâmpadas de descarga;
    • Telemóveis e telefones…
  • Madeira:
    • paletes;
    • Caixas;
    • Troncos;
    • Ramos;
    • E outras.

A empresa

A RESINORTE consciente da problemática dos pneus em fim de vida promoveu a instalação de recolha no ecocentro de Bigorne, onde a entrega é gratuita.

Ecocentro de Cinfães

Horário:
Segunda a Sexta - 13:30-17:00 - 17:30-21:00h
Sábado
13:00-18:00h

Contactos

Telm.: 939 559 190
Tel.: 254 680 000
Fax: 254 689 812

Floresta

É um dado adquirido que a floresta é essencial para a continuidade da vida humana e de todos os seres vivos. A floresta, além de permitir trocas gasosas com a atmosfera, libertando oxigénio, é um importante ecossistema para uma grande variedade de espécies animais e vegetais.
Sendo um recurso natural muito importante, da floresta podemos retirar uma grande quantidade de produtos, como é o caso da madeira, desde que seja de uma forma sustentada e moderada às nossas necessidades, reflorestando novas áreas.
Cinfães, sendo um concelho maioritariamente rural, apresenta uma mancha florestal muito significativa (70 a 80%), que deve ser salvaguardada ao máximo, já que é uma das riquezas da nossa região, pela variedade de flora e fauna existentes. Num concelho onde este valor natural permanece praticamente imutável, deve-se continuar a preservar e proteger todo este ecossistema, evitando a sua destruição através de cortes e abates de árvores clandestinos, mas principalmente dos incêndios que consomem grandes áreas deste nosso património.
Os incêndios, são os principais inimigos das florestas, sendo os responsáveis pela destruição de vários hectares de manchas florestais no nosso País. A melhor arma para combater este flagelo é a da prevenção. A limpeza da floresta, nomeadamente a remoção de ramos caídos e de restos secos espalhados pelo chão da floresta, é essencial para evitar a propagação do fogo, garantindo uma ação mais eficaz por parte dos bombeiros.
O alerta por parte de todos nós deve ser redobrado, principalmente na altura do Verão, tendo atenção a pequenos focos de incêndio. Um incêndio começa com uma simples fogueira!

O que fazer

Caro munícipe, caso verifique algum incêndio, não hesite, ligue para os bombeiros da sua região. Só assim podemos preservar este bem precioso.
Linha Protecção da Floresta: 117
Bombeiros Voluntários de Cinfães: 255 561567
Bombeiros Voluntários de Nespereira: 256 955445

Conselhos úteis:

1. Se fizer piqueniques na floresta, evite fazer fogueiras. Seja prudente!
2. Evite fazer queimadas no Verão. Se fizer, tenha a atenção de avisar os bombeiros.
3. Limpe a floresta.
Através do trabalho conjunto, podemos garantir a continuidade deste património!
FLORESTA LIMPA, FUTURO GARANTIDO!

Biodiversidade e conservação da Natureza

A palavra Biodiversity surge no ano 1986, em Inglaterra, no âmbito de uma conferência relacionada com a temática da biologia da conservação e diversidade biológica. Foi a partir da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio ambiente e Desenvolvimento de Rio de Janeiro em 1992, mais frequentemente referido como Rio 92, que o conceito de biodiversidade foi introduzido no imaginário coletivo.
Entende-se biodiversidade, ou diversidade biológica, de uma região ou localidade como conjunto de seres vivos, assim como o “pool” ou património genético, que ocorrem nessa mesma área, num determinado espaço temporal. Nesta perspetiva, ganha relevância a conservação dos endemismos e populações autóctones, dos habitats e ecossistemas. O concelho de Cinfães apresenta características únicas e peculiares que contribuem para a ocorrência de uma rica biodiversidade quer em termos qualitativos, quer quantitativos.
Assim, e para conhecer com mais detalhe recomenda-se a consulta:
  • Estudo Biofísico
  • Estudo da Floresta
  • Estudo da Rede Natura 2000
  • Estação da Biodiversidade do Vale do Bestança

Colmo na Aldeia de
Vale de Papas