Câmara já prepara a época de incêndios florestais

De forma a preparar atempadamente a prevenção e o combate aos incêndios florestais, o presidente da Câmara Municipal, acompanhado do vereador da Proteção Civil, promoveu no dia 2 de fevereiro uma reunião de trabalho que juntou as 10 Comissões de Baldios do Concelho (União de Freguesias; Meridãos; Casais; Sá; Vilar do Peso e Sogueire; Cinfães; Bustelo; Aveloso; Fermentãos e Marcelim); os comandantes da GNR de Cinfães e de Souselo; os comandantes dos Bombeiros de Cinfães e de Nespereira; um representante do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas; o responsável pela Associação Florestal de Entre o Douro e Tâmega e o 2º Comandante Sub-Regional do Tâmega e Sousa.

Câmara já prepara a época de incêndios florestais
O encontro realizou-se na Biblioteca Municipal e serviu para abordar os mecanismos de apoio aos agricultores e pastores na realização de queimas e queimadas, onde ficou bem vincada a importância fundamental da pastorícia, intensiva e extensiva, na prevenção dos incêndios florestais. A preparação da nova época de incêndios foi outro dos pontos em análise. De referir que, no decorrer do ano de 2022, as equipas de sapadores florestais do Concelho limparam cerca de 100ha de faixas de combustível, ao qual se junta a execução do Plano Municipal de Fogo Controlado da Serra de Montemuro.
No final dos trabalhos, ficou o compromisso da realização, a curto prazo, de ações de sensibilização junto da população nas freguesias onde existem Comissões de Baldios.

09 fevereiro 2023