Câmara promove ação de sensibilização sobre a Deficiência

A Câmara Municipal promoveu uma ação de sensibilização sobre a deficiência, no âmbito da candidatura "Cultura para Todos", inserida na iniciativa "Aprender a Vencer". O evento aconteceu no dia 25 de maio, na Escola Secundária de Cinfães e o público-alvo foram os alunos do 12º ano.

Câmara promove ação de sensibilização sobre a Deficiência

Esta ação de sensibilização contou com a presença do atleta paralímpico Armando Costa, um Cinfanense muito estimado por todos, em especial por aquela comunidade educativa, tendo em conta, que foi a sua escola. Antes da ação, o Armando teve a oportunidade de rever antigos professores e funcionários e ainda, de visitar o pavilhão municipal Armando Costa. Com uma trajetória marcada pela dedicação ao desporto, Armando Costa é um exemplo de superação.

Outro convidado especial foi o Filipe Cerqueira, um militar da GNR que, após um acidente de bicicleta que o deixou paraplégico, encontrou no desporto uma forma de se reinventar e superar os obstáculos. Filipe é um atleta destacado na seleção nacional de andebol em cadeira de rodas, tendo alcançado o título de campeão da Europa e do Mundo. A presença de Filipe Cerqueira trouxe aos jovens, uma mensagem poderosa de que, independentemente dos desafios que a vida coloca no nosso caminho, há sempre maneiras de contornar ou superar as dificuldades. A sua história de resiliência e coragem emocionou alunos e despertou a consciência, para a importância da inclusão e do apoio às pessoas com deficiência.

Através da história de vida do Armando Costa e do testemunho do Filipe Cerqueira, os alunos foram encorajados a enfrentar os desafios da vida com determinação e a valorizar a diversidade como uma fonte de aprendizagem e enriquecimento.

No final desta ação, a Câmara Municipal de Cinfães, ofereceu a todos os participantes, o livro recentemente editado pela Câmara Municipal, intitulado "Armando Costa - Fotobiografia de um Vencedor".

O Município reafirma o seu compromisso com a promoção da inclusão e igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.

30 maio 2023