Celebração dos 100 anos do nascimento de Armando Soares

Nespereira assinalou o centenário do nascimento do nespereirense Armando Soares nos dias 28 e 29 de janeiro. A Junta de Freguesia, em parceria com algumas entidades locais e concelhias, preparou um programa de comemoração da efeméride que serviu também de homenagem da vila de Nespereira ao seu benemérito. O presidente do Município, Armando Mourisco marcou presença no domingo, dia do centenário.

Celebração dos 100 anos do nascimento de Armando Soares
As comemorações arrancaram, no sábado, com a recriação dos aniversários de Francelos, na Quinta da Granja. O Grupo Folclórico de Nespereira acolheu esta iniciativa, onde não faltou animação com a atuação, além do grupo anfitrião, do Coral Etnográfico de Cinfães e do grupo “O Concerto” da Banda Marcial de Nespereira.
No domingo, as celebrações tiveram lugar no exterior do Complexo Social Armando Soares com a celebração de uma missa campal, o descerramento de um painel de azulejos alusivo ao homenageado e também a atribuição do Crachá de Ouro, a título póstumo, da Liga dos Bombeiros Portugueses. Seguiu-se uma sessão protocolar com as intervenções do Presidente da Junta, do Presidente do Conselho Fiscal da Liga dos Bombeiros, do Presidente da Câmara Municipal e no final, do Embaixador Tadeu Soares, filho do homenageado. A manhã foi abrilhantada pela Banda Marcial de Nespereira que terminou com a marcha "Armando Soares" da autoria do Major Alexandre Coelho, maestro e compositor nespereirense. Ainda houve um momento a cargo das colaboradoras da Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira com a largada de 100 balões brancos.
O programa encerrou com uma romagem ao cemitério, com passagem no quartel dos bombeiros e paragem no coreto Armando Soares, onde foi descerrada uma placa evocativa da efeméride.

02 fevereiro 2023