Cinfães Protege - Um dia dedicado à Proteção Civil!

O Município promoveu no dia 29 de maio a iniciativa “Cinfães Protege!”. Um dia inteiramente dedicado à proteção civil cujo objetivo foi sensibilizar e educar sobre os comportamentos de risco e mostrar as áreas de atuação dos vários agentes de proteção civil. A manhã foi direcionada para a comunidade escolar com a participação de alunos da Escola E.B. 2,3 de Souselo e de Cinfães, Escola Secundária de Cinfães e Escola Profissional de Cinfães. A tarde destinou-se aos bombeiros e gabinetes técnicos florestais da região.

Cinfães Protege - Um dia dedicado à Proteção Civil!

O evento, durante a manhã, decorreu junto à Loja de Turismo e contou com a presença dos Serviços Municipais de Proteção de Civil; Guarda Nacional Republicana; Polícia Judiciária; Bombeiros Voluntários de Cinfães e de Nespereira; Sapadores Florestais do Concelho e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Em ambiente descontraído e de forma prática, foi possível ensinar a estes jovens as funções de cada um dos agentes de proteção civil e informar e sensibilizar sobre questões como os incêndios florestais, o programa Aldeias Seguras ou a realização de queimas e queimadas. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de assistir a vários simulacros como a evacuação de uma aldeia segura ou o desencarceramento de uma vítima resultado de um acidente rodoviário. Aprenderam ainda a manusear um extintor e presenciaram uma demonstração de uma equipa cinotécnica da GNR.

Durante a tarde, o programa contemplou a realização de um colóquio no Auditório Municipal no qual foram abordados os temas “Preservação dos meios de prova”, “A proteção civil municipal” e “FEB Monitorização”. A moderação esteve a cargo do Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa, Sérgio Barros e foram oradores Sérgio Guiomar, inspetor da Polícia Judiciária; Paulo Guedes, chfe de divisão da Proteção Civil da Camara Municipal de Gondomar e Carlos Branco, da Força Especial de Proteção Civil.

31 maio 2023