Skip to main content
.

Notícias

Entre o Rio e a Serra- Acordar com a pessoa com demência

No passado dia 24 de novembro, o Salão Paroquial de Nespereira foi palco de mais um ciclo de conferências “Entre o Rio e a Serra- Acordar com a pessoa com demência", promovido pela Associação de Solidariedade Social de Nespereira.

Entre o Rio e a Serra- Acordar com a pessoa com demência

O Presidente do Município, Armando Mourisco, marcou presença no evento, onde expressou a solidariedade aos cuidadores informais e a todos aqueles que dedicam as suas vidas a cuidar. Aproveitou a ocasião para reiterar a disponibilidade do Município de Cinfães em continuar ao lado de todas as IPSS’s do Concelho, em prol da população idosa e mais vulnerável. A sessão de abertura, contou ainda com as intervenções do Presidente da Direção da A.S.S.R. Nespereira, Eng. Luís Leitão, do Presidente da Junta de Freguesia de Nespereira, André Ribeiro e da Diretora do Centro Distrital Da Segurança Social de Viseu, Dr.ª Márcia Martins.

O programa apresentou um leque variado de especialistas em várias áreas de intervenção. Os trabalhos iniciaram-se com o contributo da Psicóloga, Dr.ª Ana Pinheiro, que destacou a importância da ocupação de pessoas com demência, seguida pelo Dr. André Louro, também ele psicólogo, que abordou a solidão enfrentada pelos cuidadores. Ainda durante a manhã, Ilda Ferreira, uma ex-cuidadora informal, partilhou a sua experiência e vivência pessoal.

Os trabalhos prosseguiram de tarde com a Assistente Social Dr.ª Sílvia Alves que abordou o tema “Como Apoiar os Cuidadores Informais”. O Psicoterapeuta Dr. Pedro Brás trouxe à discussão a relação entre demência, cuidadores e saúde mental. A Dr.ª Mariana Paixão, psicóloga, explorou o tema da participação de pessoas com demência na sociedade, e foi a última das especialistas a intervir, tendo lançado o mote para a abertura do espaço para o debate.

Este foi um dia importante, de partilha de conhecimentos e troca de experiências nesta que é ainda, uma matéria sensível e que tantos desafios impõe.

Galeria de Imagens



29 novembro 2023
Visualizações: 892

Lameiros na aldeia
de Bustelo