Informação- Derrocada em Santiago de Piães, EN222

No seguimento da derrocada na EN 222, ao Km 73, em Santiago de Piães, e dos contatos constantes que o Presidente da Câmara Municipal tem mantido com as Infraestruturas de Portugal (IP), entidade responsável pela estrada e consequentemente

Informação- Derrocada em Santiago de Piães, EN222

“Depois da vistoria técnica ao local, procedeu-se à realização do levantamento topográfico, seguindo-se os estudos geotécnicos do terreno, desmatação da linha de água, estudo hidrológico e hidráulico para definição da secção da nova passagem hidráulica a construir e reconhecimento geológico e geotécnico, com intuito de identificar os materiais de aterro e da fundação, assim como o tipo e quantidades de trabalhos necessários à observância dos requisitos de contratação pública disponíveis em tempo útil.”

Ainda segundo o IP, “o aproveitamento da plataforma de estrada antiga foi equacionado numa primeira fase como sendo uma hipótese para o desvio de tráfego durante as fases de concurso de projeto e obra. No entanto, após visita ao local pelos técnicos da IP no dia 12/01, considerou-se que a plataforma antiga não oferecia condições de segurança para cumprir a função de desvio de tráfego”.

Depois de todos estes procedimentos, está agora o IP a realizar as peças necessárias, para o lançamento do respetivo concurso, conforme o código de contratação pública em vigor, por ajuste direto. Aguarda o reforço orçamental por parte do Ministério das Finanças.

Entretanto, preocupada com os transtornos e prejuízos que causa, para além da salvaguarda da segurança de pessoas e bens, junto dos mais diversos órgãos centrais, pessoalmente pelo seu presidente, via telefone e carta, tem a Câmara Municipal manifestado a necessidade urgente da resolução da situação.

Continuaremos a acompanhar a situação e a informar a população.

21 março 2023