“Ligue Antes, Salve Vidas” - Antes de ir à urgência, ligue sempre SNS 24!

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa aderiu ao projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”. O objetivo é reduzir a utilização inadequada dos serviços de urgência, promovendo o contacto prévio com a linha SNS 24 (808 24 24 24), garantindo uma melhor triagem dos casos que realmente necessitam de atendimento emergente.

“Ligue Antes, Salve Vidas” - Antes de ir à urgência, ligue sempre SNS 24!

O projeto foi apresentado, em Cinfães, numa sessão realizada no auditório da Biblioteca Municipal, direcionada para os presidentes das Juntas de Freguesia e representantes da Rede Social do Concelho.

A partir de agora, os utentes da ULS do Tâmega e Sousa são desafiados a contactar a linha SNS 24 antes de se dirigirem às urgências, salvo em situações de risco de vida, em que devem ligar diretamente para o 112. A linha SNS 24 avaliará cada situação e encaminhará os utentes para autocuidados, cuidados de saúde primários ou, em casos mais graves, para o hospital, acionando o INEM em situações de emergência.

O enfermeiro do SNS 24 avaliará a situação e poderá encaminhar o utente para autocuidados, para os cuidados de saúde primários, ou em situações mais graves, para o hospital, acionando o INEM em casos de emergência. Mesmo no caso dos utentes sem médico de família, poderá ser realizado o encaminhamento para a unidade onde este se encontra inscrito.

Se for necessário acompanhamento médico, o SNS 24 pode marcar uma consulta, para o próprio dia ou para o dia seguinte, na unidade de cuidados de saúde primários. Deste modo, os utentes terminam o contacto telefónico com data e hora marcadas e são evitadas deslocações.

Com a implementação do “Ligue Antes, Salve Vidas”, a ULS do Tâmega e Sousa espera melhorar a gestão dos seus serviços de urgência, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente para os casos que realmente necessitam de cuidados emergentes, ao mesmo tempo que promove um uso mais adequado dos recursos de saúde disponíveis na região.

16 outubro 2024