Monumento evocativo dos 50 Anos do 25 de Abril juntou Poder Local e Educação

No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto – Cinfães, em parceria com a Câmara Municipal, inaugurou no dia 30 de abril um padrão alusivo à Revolução dos Cravos no espaço escolar. A cerimónia juntou alunos, pessoal docente e não docente, Conselho Geral, Assembleia Municipal, presidentes das Juntas de Freguesia do concelho e Executivo Camarário.

Monumento evocativo dos 50 Anos do 25 de Abril juntou Poder Local e Educação

O monumento, que simbolicamente apresenta as dimensões 2024x50, foi decorado com um painel da autoria da professora Sónia Ribeiro e presta homenagem aos corajosos heróis que enfrentaram a opressão. Os azulejos conjugam elementos que retratam momentos icónicos da Revolução, como os cravos vermelhos, o rosto do Capitão Salgueiro Maia, bem como elementos da esfera armilar e do escudo português. No interior do padrão, foram ainda encerradas duas cápsulas do tempo, uma da responsabilidade do Agrupamento, outra da Autarquia.

Um momento extraordinário, que certamente ficará na memória de todos, em que o Poder Local e a Educação, estiveram de mãos dadas na celebração de um momento histórico que, afinal, foi responsável pela Escola Democrática e Universal e pelo Poder Autárquico.

03 maio 2024