“Pensar Global, Agir Local… à Mesa”
Alunos de Santiago de Piães Aprendem sobre Alimentação Saudável e Produtos Locais

O Centro Escolar de Santiago de Piães acolheu, ontem, a primeira sessão do projeto “Pensar Global, Agir Local… à Mesa”, promovido pela DOLMEN, CRL, em parceria com a ADER-SOUSA, a ADRIMAG, a PROBASTO e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS). O Município também se associou a esta iniciativa, com a participação do vice-presidente Serafim Rodrigues e da vereadora da Educação, Sónia Soares.
A manhã teve início com a apresentação do projeto aos alunos, onde se abordou a importância de adotar uma alimentação equilibrada e sustentável, baseada em produtos locais. O empresário cinfanense Jorge Santos, representante da empresa Biogoods, juntou-se a esta ação para explicar e demonstrar o trabalho que desenvolve na área da agricultura biológica.
Em seguida, foi apresentado um Quizz Pedagógico, disponível numa aplicação para smartphone ou em versão browser para computador. Através deste, os alunos conheceram o Douri, a Tami e a Sousi, personagens que lhes colocaram várias questões sobre como se alimentar de forma mais saudável, evitar o desperdício alimentar e sobre os produtos locais da região do Douro, Tâmega e Sousa.
À tarde, os alunos tiveram a oportunidade de assistir à peça de teatro intitulada “Às duas por três: Na Terra dos Sabores”, encenada pelo Teatro S. Vicente. A peça seguiu as aventuras de Lara e seu amigo Tico pela encantadora Terra dos Sabores. Combinando diversão, música e uma mensagem educativa, a peça promoveu a valorização dos produtos locais e os benefícios de uma alimentação equilibrada e sustentável.