Perto de 840 alunos comemoraram o Dia Mundial da Árvore e da Água!

O mês de março foi dedicado à celebração do Dia Mundial da Árvore e da Água! A Câmara Municipal decidiu comemorar estas datas com as escolas do 1º Ciclo e Jardins-de-Infância do Concelho, desafiando os alunos e professores a irem ao encontro da natureza e à descoberta dos vários espaços do património natural do nosso território.

Perto de 840 alunos comemoraram o Dia Mundial da Árvore e da Água!

A atividade desenvolveu-se ao longo de vários dias e abrangeu perto de 840 alunos.

A iniciativa arrancou, no dia da chegada da Primavera, onde os alunos do Centro Escolar de Santiago de Piães rumaram até à Zona de Lazer da Granja, na freguesia de Espadanedo. No dia 21, foi a vez da comunidade educativa da Escola de Santa Isabel – Travanca se deslocar até ao Centro Comunitário de Moimenta e das turmas do Jardim-de-Infância e 3ºD do Complexo Escolar de Cinfães aproveitarem o verdejante Jardim dos Rotários, na vila de Cinfães. No dia 22, as crianças do Centro Escolar de Tarouquela também foram ao Centro Comunitário de Moimenta e no mesmo dia, os alunos da Escola Básica de Louredo estiveram no Parque de Lazer do Ribeiro Sampaio. No dia 23 foi a vez dos alunos da Escola Básica da Lavra e do Complexo Escolar de Fonte Coberta irem à descoberta do Cais de Escamarão. Já os alunos do Centro Escolar de Nespereira participaram na atividade no dia 24, no Parque de Lazer de Nossa Senhora de Lurdes. Seguiram-se os Jardins-de-Infância de Travassos e Meridãos que, no dia 28, rumaram até ao Observatório da Natureza de Marcelim, enquanto, no mesmo dia, os alunos do Complexo Escolar de Cinfães passaram parte da sua tarde no Jardim dos Rotários. Por último, no dia 30 as crianças do Centro Escolar de Oliveira do Douro dirigiram-se ao Parque de Lazer de Pias para o desenrolar da atividade.

A iniciativa teve como objetivo despertar nas crianças uma consciência mais ecológica e promover o cuidado com o meio ambiente. Através do conto de uma história foi-lhes explicado o processo de germinação e a sua importância para a sustentabilidade. Cada turma semeou girassóis num vaso, tendo agora a oportunidade de acompanhar o processo de crescimento da planta na respetiva escola.

Esta iniciativa é uma iniciativa da Câmara Municipal, com a parceria da Casa da Abóbora. A atividade termina no dia 19 de abril com a Escola Básica de São Cristóvão que fará a atividade no Parque de Lazer do Ribeiro Sampaio.

04 abril 2023