Quinta da Forna - Vivenciar o Mundo Rural

Vivenciar o Mundo Rural é o nome do investimento que nasceu na Quinta da Forna, na freguesia de Fornelos e que foi inaugurado no passado sábado, dia 20 de maio. Foi em ambiente de festa que a freguesia viveu este momento marcando presença mais de duas centenas de pessoas.

Quinta da Forna - Vivenciar o Mundo Rural

Trata-se de uma obra projetada e executada pela Câmara Municipal e que representa um investimento de quase 370 mil euros, financiado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O principal objetivo passou por transformar aquele espaço, com uma área aproximada de 15 mil metros quadrados, numa zona de lazer e cultura, dedicada ao mundo rural, com carácter lúdico e pedagógico, a pensar na valorização dos recursos naturais existentes no concelho, bem como na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural.

Na sua intervenção, o presidente da Junta de Freguesia de Fornelos, André Dias, afirmou que este é um projeto “onde vamos poder vivenciar o mundo rural. Vamos estar abertos, todos os dias, a fazer com que a nossa freguesia seja uma porta aberta no concelho de Cinfães”, deixando ainda um agradecimento pelo projeto. “Sei o que me espera, porque a câmara municipal delegou na junta de freguesia a responsabilidade de cuidar deste espaço”. Para o autarca, este novo espaço mostra que a freguesia “está a crescer”, deixando o apelo “às associações da freguesia” para que se envolvam no projeto.

Armando Mourisco, presidente da Câmara Municipal, salientou ”a enorme alegria em estar neste espaço rural onde está refletida parte da nossa história e da nossa memória e que pretende honrar a história e memória dos nossos antepassados”. O autarca explicou que a Quinta da Forna tem uma vertente pedagógica, que pretende dar a conhecer, aos mais jovens, os saberes deste povo. As nossas crianças têm de ter o exemplo”, disse, acrescentando a “vertente turística. Esta é uma quinta que poderá ajudar naquilo que é a procura turística no concelho. Aqui podem ter experiências diferentes e passar mais algum tempo no concelho”. O objetivo passa também por “valorizar o nosso território e torná-lo mais atrativo”, segundo o edil cinfanense, referindo-se ainda à vertente cultural, “que contará com várias atividades”, nomeadamente com o ciclo do linho que será uma novidade na região.

O investimento contemplou a recuperação dos edifícios existentes para instalação de uma cozinha que tem uma zona destinada à confeção de broa, à produção de fumeiro e outra à produção de compotas. Há ainda zonas de pomar, pastagem para pequenos ruminantes, hortas, diversos animais e um estábulo para alojamento desses animais. Áreas de lazer e de merendas e uma loja onde serão comercializados os produtos produzidos na própria Quinta são outras das valências existentes.

A inauguração contou com animação musical a cargo do grupo “Aromas do Campo” e do Rancho Folclórico de São Martinho de Fornelos que colaborou também na dinamização do espaço da cozinha.

Financiamento

Galeria de Vídeos