10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

O Município de Cinfães assinalou o 10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. As comemorações realizaram-se na Praça da Fervença e no Auditório Municipal, numa manhã emotiva, de reconhecimento e gratidão, onde o orgulho de ser português se elevou, sem esquecer e honrar a memória dos que já partiram.

10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

A Orquestra da Academia d’Artes de Cinfães, com a solista Mariana Cardoso, deu o mote para o início desta cerimónia que contou com o tradicional hastear da Bandeira e Guarda de Honra prestada pelos Bombeiros Voluntários de Cinfães e de Nespereira, seguindo-se a deposição de uma Coroa de Flores aos Soldados Cinfanenses Mortos na Primeira Guerra Mundial e na Guerra das Ex-Colónias.

Já no interior do Auditório, seguiu-se a homenagem aos funcionários do Município com 25 anos de serviço, pelo trabalho, esforço e dedicação. Este ano foi apenas um: Antonino Pereira Botelho. À semelhança dos últimos anos, a Câmara Municipal entendeu que era também o momento oportuno para uma homenagem a algumas individualidades e os laureados foram: o Pe. Adriano Pereira; o Dr. Afonso Monteiro; o Armando Costa, o Dr. Carlos Alberto; o Dr. Jorge Ventura; a Dra. Maria Amanda Soares; a Maria Helena da Fonseca (a título póstumo) e a Prof.ª Maria Lúcia Teixeira.

À tarde, o Auditório Municipal abriu novamente as portas. Sob a batuta do maestro Daniel Botelho, a Banda Marcial de Nespereira subiu ao palco para um magnífico concerto, encerrando com chave d’ouro o programa comemorativo do Dia de Portugal.

Galeria de Vídeos

11 junho 2024