Douro Montemuro Ultra Trilhos

Cinfães é, cada vez mais, uma referência no desporto de natureza e aventura! A comprová-lo, o sucesso estrondoso da 3ª edição do Douro Montemuro Ultra Trilhos, numa excelente organização da Associação Desportiva Cinfães a Correr, com a parceria do Município de Cinfães e que, no passado domingo, trouxe até Terras de Serpa Pinto perto de 1000 atletas, de 11 nacionalidades.

Douro Montemuro Ultra Trilhos

No final, a opinião dos participantes não podia ser melhor: “organização exemplar e voluntários top”, “prova brutal com trilhos lindíssimos junto ao Rio Bestança até à subida aos céus com uma vista linda da Serra de Montemuro”, “o melhor saber receber e cuidar”, “organização 5 estrelas com muita simpatia e profissionalismo onde não falhou nada”, “o melhor trail de sempre”. Foram alguns dos muitos elogios dos atletas com a promessa e vontade de regresso na próxima edição!

A prova certificada pela Associação de Trail Running de Portugal contemplou 4 competições distintas: DMUT Trail Ultra, DMUT Trail Longo, DMUT Trail Curto e DMUT Mini Trail. Foi também organizada uma caminhada de 12km.

A partida e chegada aconteceu na vila de Cinfães, no jardim da Quinta dos Passais. Pelo meio, os atletas foram desafiados numa magnífica e exigente aventura, onde o rio Douro, o vale do Bestança, a Serra de Montemuro e o Parque do Ladário foram os protagonistas. Um percurso duro mas de uma beleza ímpar, que mostrou e evidenciou, mais uma vez, todo o potencial da Natureza, do património edificado e do património humano de Cinfães.

Marcaram presença algumas das melhores equipas nacionais, destacando-se igualmente uma forte e numerosa participação das equipas da região e de atletas do Concelho que obtiveram excelentes resultados. Lucília Correia, da freguesia de Tendais e atleta da equipa Gaia Running, alcançou o 1º lugar geral Feminino no Mini Trail. O cinfanense Fernando Ramos, da equipa do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva venceu o Mini Trail na categoria M60, enquanto que, o cinfanense Hugo Rocha subiu ao 3º lugar do pódio, no escalão M45, na distância de 50Km. A equipa Duelo d’Ocasião participou com 30 atletas tendo obtido vários lugares de destaque nas várias provas. No Mini Trail alcançou o 2º lugar por equipas e a nível individual conseguiu 6 pódios de escalão de onde se destaca o 1º lugar Juvenil - João Vasconcelos. No Trail Curto a equipa conseguiu um 3º lugar e individualmente levou para casa 3 pódios de escalão, destacando-se o 1º lugar M65 do Amadeu Valente e o 1º lugar M Sub23 do Duarte Monteiro. No Trail Longo, percurso de 33 km, a atleta Patrícia Palmeira foi a vencedora do escalão F45.

07 junho 2024