Recolha e Tratamento de Biorresíduos em Cinfães

O Município de Cinfães está a implementar a recolha e tratamento de biorresíduos no Concelho. Numa primeira fase, a recolha está a ser feita nos setores de hotelaria, restauração e cafetaria da vila de Cinfães, nas IPSS's e nas Escolas. Futuramente e de forma gradual, o objetivo, de acordo com as metas previstas para 2030, é alargar a recolha a toda a população.

Recolha e Tratamento de Biorresíduos em Cinfães

Esta medida surge no âmbito de uma candidatura ao Programa RecolhaBio - Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos de 2022, do Fundo Ambiental, que contemplou a aquisição de uma viatura elétrica, um biocompostor automático, um triturador e respetivos baldes para a recolha.

De referir que, os biorresíduos são os resíduos biodegradáveis do jardim, os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos restaurantes e das cantinas. Desde 13 de março, data de arranque deste programa já foram recolhidas cerca de 2 toneladas de resíduos. A salientar que, o primeiro composto biológico também já está a ser aplicado nos jardins e espaços verdes municipais.

Para mais informações sobre a recolha e tratamento de biorresíduos ligue para a linha verde: 255 006 357.

27 junho 2024