Ferramentas de acessibilidade

Skip to main content
.

Notícias

Evento “Não Violência como Denominador Comum” promovido pela CPCJ de Cinfães

No passado dia 16 de maio, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Cinfães promoveu um evento dedicado ao tema “Não violência como denominador comum”, envolvendo a comunidade educativa e parceiros locais num momento de partilha e reflexão.

A iniciativa contou com a participação da Escola Secundária Prof. Dr. Flávio Pinto Resende, em particular dos alunos do curso de Saúde, que se mostraram envolvidos e atentos às diversas temáticas abordadas ao longo da manhã.

Evento “Não Violência como Denominador Comum” promovido pela CPCJ de Cinfães

Os trabalhos iniciaram com a intervenção da Inspetora da Polícia Judiciária, Dra. Andreia Ferreira, que destacou os cuidados a ter com o uso das redes sociais, abordando também questões sensíveis como o cyberbullying, reforçando a importância da prevenção e do uso consciente da tecnologia.

Seguiu-se uma dinâmica de autocuidado, orientada por Hugo Almeida, um dos responsáveis da Organicamente, que partilhou técnicas corporais para redução da ansiedade, alívio de dores e tensões musculares, contribuindo para a promoção do bem-estar físico e emocional dos presentes.

A encerrar a sessão, as Dras. Maria João Roque e Purificação Anjos, representantes do Instituto para os Comportamentos Aditivos e Dependências (ICAD), abordaram temas cruciais como a comunicação assertiva e outras competências pessoais e relacionais que promovem a auto preservação e o autocuidado, essenciais para o desenvolvimento de relações saudáveis e não violentas.

O evento contou ainda com a presença da Vereadora Sónia Soares, em representação do Município de Cinfães, que deixou uma mensagem de incentivo à mudança individual como primeiro passo para uma sociedade mais justa e pacífica. Como foi sublinhado durante a sessão: Dizer não à violência é dizer sim a si mesmo.

Esta iniciativa destacou a importância do autocuidado, do respeito por si e pelos outros, da informação e da assertividade como competências fundamentais e denominadores comuns para uma vida mais plena, saudável, feliz — e sem violência.

Galeria de Imagens



22 maio 2025
Visualizações: 18

Lameiros na aldeia
de Bustelo